Festival de parintins encanta o mundo inteiro.
Eu fico extremamente encantado com tanta beleza, sincronismo, criatividade, além da interação com a platéia que vai para acompanhar o evento. E nesses dois anos que acompanho o festival, vou confessar que ainda não consegui escolher qual dos dois bois é o melhor, garantido ou caprichoso.
O evento mim lembra muito, o desfile das escolas de samba do rio de janeiro e são Paulo, principalmente os carros alegóricos, mais ambos com suas origens e histórias que cada um conta durante todo o evento. E eu achei muito importante a iniciativa da BAND de transmitir o evento, pois mostra a cultura brasileira para todo o mundo.
História do festival.
O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local